A Missa e Seus Mistérios – Joseph-Marie Ragon
Outros Autores
Os escritos dos sábios antigos e os trabalhos de investigação feitos por escritores modernos devem induzir os eruditos que desejam conhecer a verdade das coisas e estudar a origem do Espírito das instituições religiosas e civis que dominaram o mundo.
Nestes escritos, nestes trabalhos, trataram-se repetidamente de importantes temas de alta filosofia; o autor se propõe a aprofundar no mais importante e mais elevado desses assuntos.
O grande número de anos em que duraram as práticas idolátricas, fúteis e perniciosas das antigas religiões, deveu-se unicamente a adoração de um sublime obreiro invisível por meio das fases luminosas e benéficas do sol; este era o nó górdio que o hierofante desatava no antigo Egito; este é o importante mistério que se transmitia aos iniciados por tradição ininterrupta; este é o segredo filosófico conservado nas alegorias das crenças antigas e modernas.
Um deus e a moral, um Sol e o sentimento, uma família (o gênero humano) e, por conseguinte, a fraternidade entre as nações, eis a base e o objetivo dos antigos mistérios; eis a Religião Primogênita de todas as instituições que os homens denominavam impropriamente de religiões.