Biografias

São Patrick

São Patrick nasceu no ano de 377, seu pai era o diácono Calpurnius e seu avô paterno o padre Potius, as informações sobre o local de nascimento são bastante imprecisas, mas algumas pesquisas apontam para uma vila com o nome de Bonaven Taberniae que seria de propriedade de seu pai, a exata localização desta vila não se sabe ao certo, alguns afirmam que seria na Inglaterra, Escócia ou talvez na França.
Apesar de ser de família cristã, foi somente na adolescência, mais precisamente aos 16 anos que ele veio a se dedicar à religião e aos estudos, ao contrário, desde pequeno, tinha verdadeiro horror ao estudo, como ele próprio confessa, sendo que o serviço a Deus jamais havia tido grande importância para o futuro Patrono da Irlanda.
Aos dezesseis anos, Patrick é sequestrado por piratas e vendido como escravo é levado para terras célticas, é obrigado a viver com um povo pagão e rude. Neste momento tão penoso de sua vida em total abandono, sofrimento, solidão e desamparo, Patrick volta-se para Deus. Esse momento tão singular de sua vida, ele próprio descreve em suas “confissões” “...e seu temor aumentou em mim mais e mais, cresceu a fé, e meu espírito elevou-se de modo que, num só dia, eu rezava uma centena de preces e fazia o mesmo de noite, na floresta ou montanha, mesmo antes do alvorecer eu elevava-me em preces e não sentia dano nisso, mesmo na neve, gelo ou chuva. Não havia então qualquer tibieza em mim, como vejo agora, porque meu espírito estava cheio de fervor”.


Clique em download para ter acesso ao conteúdo integral.

Download PDF