Livros

Instruções aos Homens de Desejo

Martinista é o discípulo de Martinez de Pasqually, vinculado à sua gnose e à teurgia cerimonial que a aplica.

Martinista é o maçom do Rito Escocês Retificado da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, cujos rituais e instruções" conservam a mesma herança teosófica, vivificada nas lojas, nos capítulos, nos colégios e na vida diária.

Martinista é o íntimo do Filósofo Desconhecido, Louis-Claude de Saint-Martin que, por ter pertencido ele próprio a esta dupla escola, transmitiu por seu turno a dou­trina da reintegração, preferindo sempre, para praticá-la, o trabalho interior.

Martinista é aquele que, sob a influência de Louis-Claude de Saint-Martin, tomou consciência de sua condição de batizado e procura, pela meditação, pela oração e pela prática da senda interior, a atualizar os efeitos sobre si mesmo e sobre seu meio, no silêncio e na humildade, fora de todo dogmatismo, no ecumenismo total.

Martinista são, particularmente, os membros da Ordem Martinista que se associam em vista de favorecer o progresso iniciático de todos os membros, sob a inspiração de Martinez de Pasqually e de Louis-Claude de Saint-Martin.

Desejo que todos os irmãos possam tirar bom proveito dessas instruções, adap­tando-as à sua vida interior e ao nosso tempo...

Veja o conteúdo integral