Livros

A Pedra Filosofal - Provas Irrefutáveis de sua Existência

É comum a opinião de que a Alquimia é uma arte falsa, cujo propósito é fabricar ouro de maneira artificial, e que na Idade Média levou muita gente crédula à ruína.

Em primeiro lugar, uma questão se apresenta, e consiste em saber como se deve considerar a Alquimia, sob o ponto de vista da Ciência Oculta. Para isso, omitiremos os comentários e declarações relacionados com a Alquimia, que aparecem em certas Enciclopédias da atualidade, e nos referiremos somente àqueles que consideram os alquimistas como mestres em sua ciência. Por exemplo, tomemos a obra de Raimundo Lulio. O que encontramos nela? Nada além das regras desta arte especial, considerada como a única preocupação dos alquimistas. Com efeito, em toda obra séria, na qual se faça referência à filosofia hermética, encontraremos o seguinte:

1. Uma filosofia profunda que serve de base a uma síntese natural, a qual tem como ponto de partida, a teoria da evolução exposta até suas últimas conseqüências, e a teoria da unidade da substância e do plano (por fim, o axioma alquímico que diz: "Tudo está em tudo").

Veja o conteúdo integral