Livros

A Cabala - Henri Sérouya

O presente trabalho não é uma condensação de nossa grande obra La Kaballe, ses origines, sa psychologie mystique, sa métaphysique. Constitui um novo estudo dos diversos aspectos fundamentais da Cabala e traz noções precisas sobre essa tradição secreta dos hebreus. Os leitores que desejem aprofundar seus conhecimentos nessa matéria poderão, entretanto, consultar nossa grande obra sobre o assunto.

Decidimo-nos a escrever este livro para a coleção "Que sais-je?", tendo em vista o procedimento infelizmente abusivo de certos autores, que, ignorando o hebraico e desprovidos da necessária competência filosófica, não hesitaram em apoderar-se da presa fácil em que se constituía a nossa obra e não tiveram sequer a delicadeza de mencionar as fontes. Hoje o mundo da cultura, que se interessa pela filosofia e pela mística, deu o devido apreço ao nosso trabalho e nele reconheceu uma análise aprofundada das obras fundamentais da Cabala, discernindo o aspecto filosófico que dela depreendemos.

Certamente a Cabala, gnose dos hebreus, foi sempre objeto de uma viva curiosidade, que parece ultrapassar a filosofia, no que concerne às suas revelações secretas. Seu sucesso é difícil, porque os textos em hebraico e aramaico que se conservaram são complexos, obscuros, e muitas vezes escapam à compreensão, quando não se é favorecido por um temperamento intuitivo.

Veja o conteúdo integral