Livros

Noções Elementares de Cabala - Lorenz

Como até a presente data não tem sido publicada, em português, obra alguma sobre a Cabala, resolvi elaborar este modesto opúsculo para poderem os nossos estudantes de Esoterismo apreciar devidamente este ramo da Ciência Oculta e comparar as suas doutrinas com os ensinamentos da Teosofia e do Espiritismo.

Aos que desejam aprofundar os seus conhecimentos, recomendo o estudo das obras de Papus (A Cabala; Traité Methodique de Science Occulte; O Tarô dos Boêmios), Elifas Levi (Dogma e Ritual da Alta Magia); Fabre d‘Olivet (La Langue Hébraïque Restituée), Stanislas de Guaita (No Umbral do Mistério), Lenain (A Ciência Cabalística), St. Yves d‘Alveydre (La Théogonie des Patriaches), Dr. José A. Alvarez de Peralta (Iconografia Simbólica de los Alfabetos Fenicio y Hebraico).

No presente livro, os leitores encontrarão também uma nova tradução dos cinco primeiros capítulos do "Gênese", sob o titulo: "A Cosmogonia de Moisés", que fiz baseando-me nos trabalhos de Fabre d‘Olivet e St. Yves d‘Alveydre. Queiram fazer uma criteriosa comparação entre esta tradução e a versão vulgar que acham em qualquer Bíblia, para avaliarem a enorme diferença entre o sentido literal e o esotérico.

Moisés escreveu a sua obra em estilo simbólico, como era costume dos antigos iniciados. Ele deixou para a compreensão do seu livro explicações orais que foram esquecidas, com pequenas exceções, pelos exegetas posteriores; só alguns iniciados as conservaram.

Veja o conteúdo integral