Livros

Profundos Mistérios da Cabala Divina - Jacques Gaffarel

As grandes cidades não oferecem nada de mais notável, para a admiração dos curiosos, do que os palácios soberbos que abrigam o poderio dos reis.

A ti, Armand, glória resplandecente do sagrado Colégio, todos nós te proclamamos Palácio magnífico da Igreja do Cristo! E não somente porque teu nome (Armand, em hebraico significa palácio) parece, de uma maneira muito feliz, predestinar-te a isso, mas porque os fatos o têm demonstrado.

Tantas virtudes, que brilham tão vivamente em ti, não são as colunas de mármore que sustentam o edifício? Tantos atos heróicos realizados por ti, não são os vitrais que resplandecem com o mais brilhante esplendor? Enfim, tua ciência, tão vasta, formada por elementos humanos e divinos, constitui a muralha inexpugnável que nenhum adversário pode ultrapassar.

As muralhas, dos palácios são comumente revestidas com ricos madeirames; admiram-se aí finas tapeçarias ou estatuetas de Porfírio. Deixa-me, pois, Herói ilustre, fixar nas paredes de teu palácio um quadro da Cabala, pintado com as cores dos antigos hebreus cuidadosamente purgado das asneiras que certos charlatões nele assentaram no transcurso dos séculos.

Veja o conteúdo integral