Livros

A Reencarnação

Definição

A reencarnação é a volta do Princípio espiritual num novo envoltório carnal. Para um ser humano, este envol­tório é sempre um corpo humano. Mas pode reencarnar-se quer no mesmo planeta em que viveu sua última existência, quer num outro planeta.

Não se pode fixar um tempo de precedência à volta num corpo material, da mesma forma que não se pode fixar um tempo para a vida terrestre. Entes humanos passam três anos na terra e outros passam 90 anos. Se disséssemos: o homem vive na terra 30 anos, falaríamos como um amador de esta­tística, porém não como um observador das leis reais.

A duração da vida na terra é um fator pessoal; da mesma forma a duração do tempo que se passa antes de voltar à terra é igualmente um fator pessoal que depende de muitas circunstâncias.

Digamos logo que, antes de vir reencarnar-se num planeta, o ser espiritual consente na perda da memória das existências anteriores. Daremos todas as passagens dos au­tores clássicos, referentes a este fato e simbolizadas pela ab­sorção do copo de água do rio Lethes, ou rio do esqueci­mento, que se bebia antes de voltar a terra.

Com efeito, a reencarnação foi ensinada como um mis­tério esotérico em todas as iniciações da Antiguidade.

Eis uma passagem dos ensinos egípcios 3.000 anos antes de Jesus Cristo, sobre a reencarnação:

Antes de nascer, a criança viveu, e a morte nada termina. A vida é uma volta, Khéprou, ela passa semelhante ao dia solar que recomeça.

O Homem se compõe de inteligência, Khou, e de matéria, Khat.

A inteligência é luminosa e se reveste, para habitar o corpo, de uma substância que é a alma: Ba.

Os Animais têm uma alma: um Ba, porém um Ba privado de inteligência, de Khou.

Veja o conteúdo integral