Livros

O Simbolismo Hermético

PRÓLOGO

-->

Desde 1894 tínhamos a intenção de publicar uma obra sobre Alquimia e Franco-Maçonaria, pois, é nossa opinião que um idêntico programa de iniciação é identificado tanto na série de operações da Grande Obra hermética, como na sucessão de provas à qual são submetidos os franco-maçons. Enquanto prosseguíamos com nossos estudos, apresentou-se a ocasião de comunicarmos os resultados obtidos. Deste modo foram aparecendo, um atrás do outro, os artigos publicados até fins de 1909 na primeira edição deste livro.

O começo da obra, feito em 1910, já não nos satisfazia e assim, propusemo-nos a adentrar à matéria com uma precisão mais apurada, abstendo-nos de reescrever o livro em seu conjunto. As correções referem-se aos detalhes. Tratam de esclarecer as passagens de difícil compreensão sem modificar entretanto o sentido original.


Pareceu-nos necessário acrescentar um capítulo novo, chamado noções elementares de hermetismo, que reproduz com leves alterações a segunda parte de uma obra publicada em 1897 que só conserva o verdadeiro, e por seu intermédio a realização do bem. A iniciação é una, ainda que cada escola iniciática use símbolos próprios. Apreendamos comparando, transpondo de um simbolismo a outro, e a luz far-se-á em nosso espírito.

Veja o conteúdo integral