Artigos

Que são os Pentáculos Hoje denominados Pantáculos?

Que são os Pentáculos hoje denominados Pantáculos?


Significado Etimológico: a origem etimológica exata da palavra Pentáculo é muito obscura e sabe-se que deriva do latim Medieval: pentaculum, (1594). Este termo teria sido tomado a partir de um híbrido, por um lado, toma do Grego Pente “cinco” e pelo outro do Latim: culum, diminutivo sufixo.


Em 1483 aparece na Itália a palavra “pentacolo, onde se desenhavam sobre figuras geométricas para mencionar qualquer coisa com cinco pontas, ate para mesas com cinco esquinas. Também na França, em 1328 se denominava pentacol ” a uma joia ou amuleto que era pendurada ao redor do pescoço.


Nos tratados de magia se dá o nome de Pantáculo (Pentáculo) a um selo mágico “impresso sobre um pergaminho virgem” feito com a pele de um cabrito macho, papel pergaminho ou gravado sob um metal precioso como ouro ou prata. Triângulos, quadrados e estrelas de cinco ou seis pontas são inscritas nos círculos do Selo; letras hebraicas, caráteres cabalísticos e palavras latinas são desenhadas sobre essas figuras geométricas. Estes Selos Mágicos ou Pantáculos estão em relação direta com a realidade invisível e dos quais faz participar a quem os estiver utilizando. Ou seja, simbolizam, captam e movimentam as Potencias Ocultas. Os Pantáculos mais conhecidos e mais ocultos ao mesmo tempo são as Clavículas de Salomão.


No Pantáculo Martinista, observamos que o ponto de partida é o círculo, que na verdade representa uma serpente enroscada sobre sí mesma, de tal forma que sua cabeça trata de devorar sua cauda constantemente, este símbolo representa a força que produz seu eterno movimento, estando aqui representadas as duas forças: positivas e negativas, mas em perfeita harmonia e equilíbrio.


Clique em download para ter acesso ao conteúdo integral.

Download PDF