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Introdução e Visão Geral sobre a obra “O Novo Homem”

De Louis Claude de Saint Martin ou A Iniciação segundo Saint Martin

Esta obra foi composta por Saint-Martin (1743-1803) em Estrasburgo, 1790, no mesmo ano em que
escreveu “O Homem de Desejo”. Mostra uma nova orientação de Saint-Martin, pois a partir de
1775 ele se afastou da Ordem dos Elus-Cohen, a qual seguia desde 1768. Desde então, ele passou a
seguir a via interior, a via cardíaca, o caminho do Reparador.


Para tanto, ele empreendeu viagens à Inglaterra, Itália e Alemanha, para “estudar o homem e a
natureza e comparar o testemunho dos outros com o seu”. Foi em Estrasburgo que ele tomou
conhecimento das obras de seu segundo Mestre, Jacob Boehme (1675-1724). Em Estrasburgo, ele
também encontra o sobrinho de Swedenborg, herdeiro iniciático de seu tio, o qual aconselha Saint-
Martin a escrever “O Novo Homem”.


A idéia central desta obra é a aliança que o homem deve fazer com Deus, mas apenas com aquilo
que é fixo e eterno nele. Para isso ele tem de trabalhar a fim de suprimir todas as impurezas que
obstruem a porta pela qual a eterna palavra da Divindade deseja entrar. Há necessidade de um
tratamento para alcançar esta cura, e para tal existe um medicamento real (a Iniciação). Assim, o
velho homem deve abandonar a torrente de iniquidade e se empenhar na purificação. Aquele que se
empenha nessa tarefa é o Homem de Desejo. Esta purificação é uma verdadeira gestação espiritual
pela qual o o Homem de Desejo há de fazer nascer nele um Novo Homem.


Saint-Martin nos mostra como é essa cura por que deve passar o homem temporal para reencontrar
o estado de pureza que tinha quando de sua emanação. O nascimento desse filho espiritual no
homem é o desenvolvimento e a manifestação do que era o homem primitivo. Para ele, não
necessidade imprescindível de teurgia, de adesão a um culto exterior, para essa regeneração. O
cadinho dessa transmutação está


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