Livros

Shem Ha-Mephoresh: O Nome Divino por Extenso - Aaron Leitch

O Shem Ha-Mephoresh (hebreu: "Nome por Extenso"), é o afamado Nome de setenta e duas letras da Divindade. Em verdade, é uma coleção de 72 Nomes compostos por três letras cada um e que encarnam a Grande Roda do Zodíaco. Deles nós obtemos os nomes dos 72 Príncipes Angelicais responsáveis, em realidade, pela manifestação das Forças Zodiacais, e que agem como Guias e Protetores para nosso mundo.

O Shem Ha-Mephoresh foi citado numerosamente em textos da Idade Média e do Renascimento. Entre estes, os mais conhecidos por nós aqui no Ocidente talvez sejam os "Três Livros de Filosofia Oculta" de Agrippa. Após Agrippa, foi somente no 17º século que Kircher agregou seu conhecimento e experiências particulares ao Nome por Extenso em sua popular obra Cabalística. No século seguinte, o Nome já é bem conhecido entre uma fraternidade denominada como os Verdadeiros Cavaleiros Maçons Elu Cohens do Universo.

Assim, talvez seja desnecessário declarar a importância do Shem Ha-Mephoresh em ritos mágicos e religiosos. O presente ensaio é uma tentativa de oferecer ao público de língua inglesa (talvez pela primeira vez) uma explicação compreensiva do Divino Nome por Extenso, junto com algumas aplicações práticas. Este texto não tem, de forma alguma, a pretensão de ser completo, ele versa mais sobre este aspecto da Cabala que permanece obscuro e "intraduzível" nos textos clássicos. Nossa esperança é, ao atualizar este ensaio com informação nova por meio de nossa própria bagagem de conhecimento e experiência, cooperar com estes poderosos Anjos e o Divino Nome que eles empregam.

Veja o conteúdo integral