O significado esotérico dos sete sacramentos
Cristianismo
De acordo com a definição Ortodoxa, os Sacramentos são “Instrumentos Ordenados da Graça, necessários a salvação, instrumentos da Vida Eterna, que – através de sinais externos e visíveis – transferem ao Fiel a Graça interior e espiritual”.
Como é que estas ordenanças da Graça divinamente designadas, que deveriam unir os Membros da Igreja, se tornaram verdadeiras maçãs da discórdia?
A Razão é muito simples. Os Sacramentos foram gradualmente perdendo seus significados originais, e se degeneraram em meras funções ritualísticas. Como eles falharam repetidamente em transmitir os imensos benefícios os quais foram designados a transmitir, esses notórios fracassos deram luz a dúvidas a respeito de sua eficácia.
Durante a Reforma, cinco dos Sacramentos foram simplesmente descartados como “não sendo necessários para a Salvação”. Lutero foi tão longe a ponto de denominar o Sacramento da Confirmação (ou Crisma) de “FIRMELUNG”, palavra que significa FRAUDE ou TRAPAÇA. Se ele tivesse a menor noção do Significado Secreto dos Sacramentos, ele não teria se utilizado da tesoura de poda com um vigor tão deplorável.