A Acídia

Sobre o Homem – Queda e Evolução

Se compararmos a doutrina dos sete defeitos capitais à dos dez mandamentos, verificaremos que aquela, ao contrário desta, não tem, ao longo da história, a fixidez em seu número e conteúdo: os defeitos capitais, em sua origem, eram oito e, de acordo com cada autor, a lista pode variar ligeiramente em um ou outro elemento.

O atual Catecismo da Igreja Católica apresenta como defeitos ou vícios capitais: soberba, avareza, inveja, ira, impureza, gula e preguiça ou acídia. É bastante sugestiva, e mesmo intrigante, esta ambiguidade em relação ao sétimo defeito familiar a todos, preguiça ou a ilustre desconhecida, acídia…? Por que o Catecismo hesita entre preguiça ou acídia? Ou será que as toma como palavras sinônimas ou equivalentes?

Na verdade, parece que o Catecismo não quer, por um lado, propor como defeito capital um defeito – a acídia – do qual nunca ninguém ouviu falar; e, por outro, talvez tenha vergonha de alçar sem mais a, relativamente inofensiva, preguiça ao elevado posto de defeito capital.

Don`t copy text!