A Aritmosophia de Martinez de Pasqually

Martinismo e Tradição Martinista

A Luz emanada pelo conhecimento dos símbolos e a classificação dos seres é completada pela informação obtida através da ciência secreta dos números. Esta ciência, é claro, não tem nada haver com a matemática comum. Os números, para os profanos, não passam de uma mera expressão de relação superficial e externa; para o iniciado, os números são símbolos e caracteres definidos (denotando caráter definido). Tendo um valor absolutamente transcendental e uma realidade
substancial, são a essência e a justificativa das coisas.

Todas as Leis da criação temporal, assim como todos os atos divinos estão fundamentados em diferentes números, todos os números são co-eternos ao Criador, e é através destes diferentes números que o Criador faz com que apareçam todas as Suas Formas e Alianças com Suas Criaturas. 

Os números são recursos espirituais, divinos e secretos que contém e governam toda a natureza, representam as leis imutáveis do Eterno. É a virtude dos números que fez com que os sábios de todas as eras afirmassem que nenhum homem poderia ser instruído divina, espiritual, celestial ou particularmente (estrelas, terra e seres vivos) sem o conhecimento dos números. O conhecimento de leis relacionadas a natureza espiritual é uma coisa, e o conhecimento de leis de ordem e de alianças dos homens materiais – outra. As leis dos homens variam, como sombras, mas as leis espirituais são imutáveis – todas as coisas são inatas a elas desde sua primeira emanação.”

Don`t copy text!