A Timidez

Sobre o Homem – Queda e Evolução

A timidez é encarada ao longo dos séculos como um dos mais sérios problemas enfrentados pelas pessoas para atingir um desenvolvimento pessoal satisfatório. Todas as pessoas são tímidas de alguma forma.

A maioria das pessoas encontra-se no meio termo entre ser extrovertido e tímido. Esta é uma das características que identificam o temperamento dos indivíduos e muitas vezes já está definida desde a infância. A timidez pode ser devida à herança familiar, pois é freqüente encontrar filhos de pais tímidos que também o são.

Mas não menos importantes são as vivências das pessoas durante o seu desenvolvimento, principalmente aquelas que afetam sua auto-estima. Estas experiências negativas ou a atuação de pais muito exigentes e críticos são fatores importantes em gerar insegurança e inibição Existem certos períodos em que a timidez naturalmente acentua-se. Um dos mais significativos é na fase inicial da adolescência, durante a qual correm inúmeras modificações nos aspectos físico e emocional. Portanto, um certo grau de retraimento durante algumas fases não devem ser caracterizados como timidez, mas sim como características adaptativas de um determinado período.

Don`t copy text!