A Vestimenta

Simbolismo e Hermetismo

A aparência das coisas pode tornar-se um problema aos mais desavisados, preconceituosos ou ignorantes. Uma antiga história conta: um diabo estava sentado à porta da casa de um sábio, e um homem aproximou-se. O diabo tentou iludi-lo com mentiras e fantasias, mas não conseguiu, pois ele já havia passado por tais experiências. Entrando na casa, o homem deparou-se com o sábio, sentado no chão e vestindo boas roupas, e pensou: – “Esse homem é muito simples, pois senta-se no chão. Não, esse homem é orgulhoso, porque veste ricas roupas”.

Reparando mais no sábio, continuou: “Sua aparência é nobre mas sua postura me desagrada. Na verdade, esse não é o homem que procuro, ele não pode transmitir-me nada, nada…”

O homem se foi. O sábio virou-se para a porta e gritou: – “Diabo, sua tentativa inicial não era necessária. Esse homem era um daqueles que procuram em vão.

Os sábios Alquimistas gritam, os Cabalistas gritam e os Verdadeiros Iniciados também, toda vez que alguém bate à porta da iniciação e quer entrar “cheio de si”…

Don`t copy text!