As Doze Chaves da Filosofia Oculta

Simbolismo e Hermetismo

Para este trabalho deve-se, antes de tudo, deixar de lado os vegetais e se concentrar nos minerais e nos metais, tomando dos minerais aquilo que é composto de diversas cores, e muito eficaz na arte, e por meio desta mesma arte retirar a essência espiritual. Esta é a pedra angular no homem de desejo.

Para iniciá-la é necessário que se tenha retidão e virtude e que além da revelação Divina, deve-se estar atento ao que escreveram os mestres passados.

Esta pedra não é combustível, embora seja submetida ao fogo serpentino, não é vegetal, embora vegete e cresça; ela provém de uma e duas coisas que escondem uma terceira, que é a semente da pedra, que se deve achar em nós mesmos e aumentá-la, através de provas, conhecimentos e esforços próprios. Ela é produzida dos metais por influência celeste, mistura-se com as propriedades dos astros, dando origem, de certa forma a uma terceira, que é o princípio da semente que se acha em todo homem.

Desta Trindade surgem os elementos, como a água, o ar e a terra, que serão aprimorados pelo fogo subterrâneo, que agem nos três princípios do Homem, que são: a alma do interior, o espírito e a essência corporal.

Don`t copy text!