Catecismo de São Pacômio
Cristianismo
Catequese pronunciada por nosso mui venerável santo padre Pacômio, o santo archimandrita com motivo de um irmão que guardava rancor contra outro; em tempos do abade Ebonh, que havia levado aquele irmão a Tabennesi. (Pacômio) lhe dirigiu estas palavras em presença de outros padres anciãos, para sua grande alegria. Na paz de Deus!
Desçam sobre nós suas santas bênçãos e as de todos os santos! Que todos possamos ser salvos! Amém!
Filho meu, escuta e seja sábio (Pr 23,19), recebe a verdadeira doutrina, existem, em efeito, dois caminhos.
Seja obediente a Deus como Abraham, que deixou sua terra, marchou ao exílio e viveu sob uma tenda com Isaac na terra prometida, como em terra estrangeira; obedeceu, se humilhou a si mesmo, recebeu uma herança, inclusive foi posto a prova com respeito a Isaac, foi valente na prova e ofereceu a Isaac em sacrifício a Deus. Por isso Deus o chamou: “Meu amigo” (St 2,23).
Receba aquele exemplo de bondade de Isaac, quando escutou a seu pai, e lhe esteve submetido até o sacrifício, como cordeiro inocente.