Lições de Cabala – Eliphas Levi

Cabala e Tradição Judaica

Senhor e irmão: Posso conferir-vos este título posto que buscais a verdade na sinceridade de vosso coração e estais disposto a fazer os sacrifícios necessários para alcançar o fim colimado. Sendo a verdade a própria essência daquilo que não é difícil encontrar, está em nós e nós estamos nela; é como a luz que os cegos não vêem.

O Ser é. Isto é incontestável e absoluto. A idéia exata do Ser é a verdade, seu conhecimento é a ciência; sua expressão ideal é a razão; sua atividade é a criação e a justiça. Dizeis que desejais crer.

Para tanto basta conhecer e amar a verdade. Porque a verdadeira fé é a adesão inquebrantável às deduções necessárias da ciência no infinito conjetural. As ciências ocultas são as únicas que dão a certeza, porque tomam por base as realidades e não as ilusões.

Permitem discernir em cada símbolo religioso a verdade e a mentira. A verdade é a mesma em qualquer lugar e a mentira varia, segundo os lugares, os tempos e as pessoas. Estas ciências são em número de três: a Cabala, a Magia e o Hermetismo.

Don`t copy text!