Santa Clara
Santos(as)
Primogênita, Clara nasce a 16 de julho de l.l94, seu nome foi dado por sua mãe, que pedindo proteção a Deus dos perigos do parto escuta uma voz misteriosa que dizia “Nada temas! Com felicidade serás mãe de uma filha. E esta filha há de aclarar o mundo inteiro com seu esplendor.
Clara nasce em uma família da mais alta aristocracia de Assis (na Itália), seu pai conde Faverone Scifi, valente e temido por todos, sua mãe Hortolana, piedosa e caritativa, dedicava-se às obras de misericórdia e gostava de fazer peregrinações. Um ano antes de Clara nascer esteve na Terra Santa, o casal teve mais três filhos, Catarina, Beatriz e o filho Bosone.
Moravam em um castelo na praça da Catedral de São Rufino, Clara aprendia tudo quanto é de utilidade a uma perfeita dona de casa: costurar, bordar, fiar, suas virtudes era modesta, recatada, simples, meiga, bondosa e amável, desde pequena dava esmolas, e se preocupava com os doentes.
Durante os conflitos de Perúgia e Assis, Clara (aos dez anos) e sua família se refugiam em Perugia no ano de 1.203 a 1.205, o fim dessa hostilidades entre as facções deu-se somente a 09/11/1.210.