Santa Francisca Romana

Santos(as)

Introdução

Esta é a vida de uma santa que foi oblata de São Bento e sua vida esteve tão ligada à cidade de Roma que é conhecida como Santa Francisca Romana. Nasceu em fins do século XIV e sua vida transcorreu praticamente durante o Cisma do Ocidente: é um período difícil da história da Igreja.

Por isso, antes de falar da sua vida, é necessário referir-se às circunstâncias históricas que lhe coube viver.

A Situação Histórica: O Grande Cisma do Ocidente

No século XIV, durante quase setenta anos, o Papa havia residido em Avignon, pois desde Clemente V (1305-1314) que, temendo pela independência do governo eclesiástico naquela Itália tão desgarrada pelas lutas partidárias e cedendo à pressão do monarca francês, permaneceu na França sem chegar a pisar o solo da Cidade Eterna, Roma. Seu sucessor João XXII, eleito em 1316 residiu permanentemente em Avignon. Sete pontífices, todos originários da atual França, sucederam-se em Avignon.

Como vemos o essencial desta época da História da Igreja, consiste no durável distanciamento da residência tradicional da Sede Apostólica, e do solo italiano em geral, o que colocou os Papas numa perigosa dependência dos reis da França e ameaçou gravemente sua posição ecumênica. Isto trouxe graves conseqüências, pois o estabelecimento em Avignon, a nomeação de cardeais em sua maioria franceses e a eleição de sete Papas franceses, um após o outro, despertou as suspeitas das demais nações, e formou-se a opinião de que a suprema dignidade da Igreja tinha-se convertido num instrumento dócil a serviço da política francesa.

Don`t copy text!