Tratado do Purgatório

Sta. Catarina de Genova

Outros Autores

Meditamos sobre o purgatório?… Muito menos do que seria conveniente a nossos irmãos que estão nele e que deveriam receber de nós ajuda maiores e mais frequentes. E muito menos do que seria conveniente a nós mesmos, para manter nossa fidelidade ao Senhor com muito mais cuidado, se fossemos conscientes na fé de que aquilo que neste mundo não conseguimos purificar de nossos pecados com a ajuda da graça, poderá que ser purificado em nós somente por Deus na outra vida, mediante as penas do purgatório.
Viemos para purificar nossos pecados com os tormentos do purgatório.
Porém se acredita no purgatório?… Qualquer um que vai passar algum tempo em um país normalmente se interessa por informações previas sobre ele. Como é possível, então, que tantos cristãos mostrem tão pouco interesse a conhecer a misteriosa realidade do purgatório, estado que provavelmente passarão muitos, antes de gozar plenamente de Deus no céu? Será que apenas creem nele assim dizendo sobre tema tão serio ”saberemos quando estivermos nele” nada mais do que uma zombaria cínica.
E o que sabemos do purgatório?… Sabemos pouco, mas esse pouco tem excepcional importância, e podemos conhecer sobre ele, com a certeza da fé, a fé da Igreja Católica.

Don`t copy text!