Caro Postulante:

 

Descrevemos abaixo, num pequeno resumo, os objetivos espirituais que a nossa Sociedade exige de seus membros e os resultados que pretende atingir.

 

Em nossos estudos, não solicitamos dos membros, nenhum tipo de cotização, nem direitos de entrada, e não pedimos nenhum pagamento regular. Desta forma, evitamos as conflitantes questões de dinheiro, causa dos desastres de certas ordens contemporâneas. Assim, também, podemos exigir dos nossos estudantes um trabalho espiritual sério e elevado, e abrimos nossas portas a todos os que apresentarem uma riqueza intelectual, moral e espiritual, afastando aqueles que querem comprar a Iniciação.

 

A procura individual da reintegração pelo Cristo e a união de esforços espirituais para ajudar os iniciantes são a essência do nosso trabalho. A mais alta espiritualidade, a mais intensa submissão às vontades do Céu, as mais ardentes orações ao Ternário Divino jamais devem deixar de acompanhar e de encerrar cada dia das nossas vidas:

“Dar a César o que é de César e ao Cristo o que é de Cristo; jamais vender o Cristo a César”.

Objetivos e Finalidades da SCA

A SCA agrupa estudantes cristãos que se esforçam para chegar ao “reino do centro” propício à descida do Paracleto enviado por Nosso Senhor Jesus Cristo. Para isto, é seguida a via do Ocultismo que visa depurar e purificar todos os corpos do estudante, através de diversas tomadas de consciência cujo cumprimento é a realização da Grande Obra e a criação do Corpo Glorioso, tal qual definido por Jacob Boheme e por Louis Claude de Saint Martin.

 

A purificação visada supõe vontade de perseverança e de perfeição, que pelo esforço contínuo tornará o Iniciado estável e invulnerável. A SCA se dirige, portanto, aos homens e mulheres que realmente desejam conquistar, por seu trabalho interior, os planos superiores do espírito.

Filiação da Sociedade das Ciências Antigas:

Do ponto de vista doutrinário: ela segue a doutrina judaico-cristã.

Do ponto de vista da filiação: filiação de desejo e filiação histórica, que, pouco a pouco, se formalizou ritualisticamente sob a influência de diversas personalidades, notadamente Jacob Boheme, Louis Claude de Saint Martin, Martinez de Pasqually e Papus.

A SCA integra os caminhos seguidos pelos Mestres do Passado especialmente de:

Jacob Boheme que apresentou sua doutrina Mística Cristã através de todas as suas obras.

 

Louis Claude de Saint Martin que se orientou em direção a uma teurgia interior pelo silêncio, pela oração e pela contemplação.

 

Papus, na medida em que ele permitiu o desenvolvimento do Ocultismo ao criar várias Ordens Iniciáticas e na medida em que suas obras contribuíram para a difusão das ciências herméticas.

Concepção do Processo Iniciático

A SCA propõe aos seus membros as duas abordagens: mística e prática, interior e exterior e prepara os verdadeiros buscadores para a Via Real. Neste sentido, os trabalhos da SCA visam duas finalidades práticas precisas:

Preparar o membro para que ele fique suficientemente alinhado e para que desloque suficientemente seu ponto de convergência para viver conscientemente uma primeira experiência diferenciada do Real (marcando assim uma ruptura com o mundo fenomênico) e realizar um contato com os mais sutis planos de seu ser interior (Anacrise).

Levar o candidato à Iniciação a dominar os conceitos teóricos e as práticas tradicionais necessárias à compreensão e à experiência de uma ou de várias vias Reais. Neste sentido, a SCA é, portanto, uma estrutura com função preparatória devendo realizar uma dupla ação: uma ação “terapêutica” e uma preparação tradicional que consiste em:

– num primeiro momento, o estudo das ciências chamadas básicas: astrologia, hermetismo, mitologia, alquimia, cabala e hebraico. Ao mesmo tempo desenvolve a experiência das técnicas fundamentais (concentração, meditação, ascese e orações) a fim de possibilitar ao estudante experimentar por si próprio os princípios em ação e sentir o que melhor lhe corresponde.

Muitíssimas pessoas ainda acreditam na imagem de uma espiritualidade difusa e encantadora, e tomando seus desejos pela realidade acreditam que a iniciação é mais – mais beleza, mais harmonia – enquanto a iniciação é menos – menos identificação, menos ilusão. Não se deve confundir a dimensão religiosa, muitas vezes necessária como primeira aproximação (aspiração a ser unido novamente ao divino, a ser salvo por um Deus exterior ou a se dissolver na Infinitude) com uma aproximação iniciática que se baseia no recuo até o eixo, até o centro do ser.

A filosofia do Ocultismo e da busca iniciática, permite compreender por que a SCA acha por bem privilegiar:

– Um processo ativo do candidato (adesão às pesquisas, realização de trabalhos…).

– A Prática Iniciática que permite, através da experiência pessoal, integrar de maneira viva os conceitos e desenvolver a competência iniciática necessária à busca. 

Portanto, a SCA é um espaço livre de pesquisa e de prática resolutamente orientado para um único objetivo: o despertar. O membro da SCA deve escolher uma via, um estado de espírito, um caminho que o leve ao centro de seu ser. O caminho da Reintegração é longo e difícil. Para atingir o objetivo, além de uma certa Graça Divina o estudante deve ter consciência do objetivo, identificar a Matéria Prima, encontrar os instrumentos, depois agir e criar sua própria via. Tal é a obra do Artista.

Descobrir a Arte e experimentá-la, tal é a razão de ser da SCA.

Fraternalmente,

Sociedade das Ciências Antigas

Diretoria

"

"Purificai-vos, pedi, recebi e agi.Toda a obra está nesses quarto tempos."

Louis Claude de Saint Martin